JUSTIFICATIVA:

 

A Ordem da Estrela do Oriente foi fundada em 1850 por Robert Morris, Mestre Maçom e Grão Mestre do Estado do Kentucky (EUA), sendo uma das mais sólidas instituições ligadas à Maçonaria Universal.

 

A sociedade cresceu muito desde sua fundação e está representada atualmente em todos os continentes, contando atualmente com mais de 1.500.000 membros ativos. Na América do Sul é representada, além do Brasil, pelos países Peru e Bolívia.

 

Considerada uma instituição paramaçônica, tem a finalidade de congregar a família maçônica, sob o manto dos ensinamentos seculares de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e crença na existência de um Ente Supremo.

 

Na Ordem homenageada por esta propositura, congregam-se homens e mulheres de bons princípios e valores espirituais, não sendo, contudo, uma religião nem sociedade feminista.

 

Por meio de trabalhos ritualísticos, tem o importante objetivo de ressaltar qualidades morais e espirituais, edificar o caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo.

 

S/S., 25 de janeiro de 2012.

 

Francisco Moko Yabiku

Vereador.